Abrindo ... aguarde um momento...
LOGO

A BÚSSOLA DA CANASTRA

ACESSO RESTRITO

Desemboque
  • Desemboque

Desemboque, tem grande importância histórica e foi criado em meados do século XVIII. Foi centro de imediação das bandeiras, oferecendo aos desbravadores da região ouro em abundância. 


Foi de Desemboque que partiram em 1807 rumo ao sertão vários bandeirantes. Esses se embrenharam pela região sertaneja e foram descobrindo rios, ribeirões, matas, campos e chapadas.


A vila histórica pertence hoje a Sacramento, próximo à portaria 3 do Parque Nacional da Serra da Canastra. É o povoado mais antigo da região que fia às margens do Rio das Velhas no extremo oeste do Parque.


Desemboque já foi sede de comarca e chegou a ter uma população de cerca de 1.500 habitantes no auge do garimpo do ouro, mas com a escassez do ouro, a população foi diminuindo e hoje conta com aproximadamente 100 habitantes. Da época da fundação restam duas igrejas bem conservadas onde se reuniam a classe dominante e os escravos. São elas: a igreja Matriz de Nossa Senhora do desterro do Desemboque e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.  


Desemboque é a terra natal do ator Lima Duarte


Com construções simples, o pequeno vilarejo conta com a hospitalidade dos poucos habitantes que mantém a identidade e história do local.


Veja as Fotos

  • ----

"Ajude-nos a melhorar essa página. Se você conhece o local e tem outras informações relevantes e comprovadas, além de outras fotos de sua autoria, nos envie através do e-mail: contato@atusca.com.br"